O texto expositivo remete para a ideia de explanar ou explicar um assunto,tema, coisa, situação ou acontecimento, que se pretende desenvolver ouapresentar, em pormenor, referindo o tempo, o espaço, a importância ou ascircunstâncias do seu acontecer.
O discurso expositivo tem por objetivo informar, definir, explicar, aclarar,discutir, provar e recomendar alguma coisa, recorrendo à razão e aoentendimento.
Na organização do texto expositivo, é necessário escolher o tema adesenvolver, definir o propósito que perseguimos ou os objetivos, conhecer odestinatário da exposição, pesquisar a informação sobre o tema, selecionar osdados de interesse, elaborar um guião com o plano do que se vai escrever oudizer, estruturar de forma ordenada a informação, recorrer a materiais desuporte como imagens, gráficos, diagramas, slides em powerpoint ou flash...
O texto expositivo implica uma apresentação consequente e lógica do assunto,com articulação apropriada de partes relevantes. Daí a necessidade de odesenvolver ou apresentar, em pormenor, referindo o tempo, o espaço ou ascircunstâncias.
Independentemente da realização comunicativa, é possível encontrar marcasdistintivas na exposição oral e na exposição escrita. Na primeira, aapresentação do assunto deve ser consequente e lógica, com articulaçãoapropriada de partes relevantes; e os argumentos apresentados devem serpertinentes e eficazes. As razões e dados não só necessitam de possuir clarezae precisão, mas têm de estar de acordo com o que se quer transmitir para queproduzam efeito, quer seja na transmissão de uma informação, quer surjamcomo opinião, ou mesmo se o texto é de propaganda. Como, muitas vezes, aexposição oral é uma comunicação sem intercâmbio, qualquer enunciadodeficiente não pode ser esclarecido e sofre, com frequência, interpretaçõesdiversas e que podem ser totalmente deturpadas. O cuidado a ter naorganização das ideias e na estruturação do discurso tem de ser o melhor. Otexto expositivo está associado com a análise e a síntese de representaçõesconceptuais.
A exposição escrita surge, com frequência, sob as formas de texto informativo-expositivo ou expositivo-argumentativo. O informativo-expositivo tem porfinalidade a transmissão de informações e indicações que digam respeito afactos concretos e referências reais; o expositivo-argumentativo procuradefender uma tese, apresentando dados e observações que a confirmem. Deveexpor com clareza e precisão as razões que levam à defesa de uma opiniãosobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário